Mascarenhas Monteiro: 1944-2016. Livro de Condolências nos EUA

Mascarenhas Monteiro: 1944-2016. Livro de Condolências nos EUA

by -
0

Faleceu hoje na cidade da Praia, António Manuel Mascarenhas Gomes Monteiro, o primeiro presidente democráticamente eleito da República de Cabo Verde, e o governo decreta dois dias de Luto Nacional.

Antonio Mascarenhas Monteiro foi eleito em Fevereiro de 1991. Investido em 22 Março de 1991, foi Presidente de Cabo Verde por dois mandatos  até Março de 2001, com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD).
O President Monteiro nasceu a 16 de Fevereiro de 1944, na Ribeira da Barca, Santa Catarina.  Jurista e Magistrado, António Mascarenhas Monteiro,  era formado em Direito pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, e foi, na década de 80, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde.
Mascarenhas Monteiro foi premiado com vários títulos honoríficos e é o recepiente de inúmeros prémios e distinções , incluindo o Grande Colar da Ordem da Liberdade (Portugal) , o Grand Croix d’ Ordre National du Lion (Senegal) , a Ordem José Martí (Cuba ) , eo Ordre de L’ Unité Africaine (Líbia) . Ele publicou numerosos artigos e livros, incluindo ” O sistema de governo no cabo-verdiana Constituição de 1992″ e ” os processos de democratização em África : o caso de Cabo Verde. Em 1995 durante uma visita oficial aos Estados Unidos, recebeu o título Honorífico de Doutor em Letras pela Universidade the Rodhe Island. Na ocasião, o Presidente da Universidade referiu-se ao Dr. Mascarenhas Monteiro como um defensor da Paz e da Justiça no seu país e no Mundo e disse que o Presidente Monteiro forjou na sua carreira exemplar, a reputação de um líder consciencioso e incorruptível.

Desde Janeiro de 2006, era membro do Comité Consultivo Internacional para a Comunidade das Democracias e em Outubro de 2007, Monteiro aceitou uma nomeação como o quinto Presidente em Residência dos Arquivos Presidenciais Africanos da Universidade de Boston.
Em decorrência da morte do Dr. António Mascarenhas Monteiro, antigo Presidente da República de Cabo Verde, o Governo decreta luto oficial nacional de 2 (dois) dias.

Durante esse período a Bandeira Nacional é colocada à meia-haste em todos os edifícios públicos no país, bem como nas representações diplomáticas e consulares de Cabo Verde, e são cancelados os espetáculos e manifestações públicas.

O livro de Condolências no Consulado etsra aberto entre 19 e 24 de Stembro das 10:00am às 2:00pm

Conversations

comments

NO COMMENTS

Leave a Reply