About Us

The Leading Cape Verdean News Site | O Líder da Informação na Diáspora
Advertise With Us

Sunday, 23 November 2014
OPINIONS - Jornal Liberal e companhia: Mesti muda

Follow us on

Google Picasa

Banner
Upcoming Events
Fri Nov 28 @ 7:00PM -
Noite de Morna
Sat Nov 29 @ 9:00PM -
CV BOYS band & Jorge Neto di Brockton
Fri Dec 12 @ 7:00PM - 01:00AM
Jaasiel Sanca's album release
Sun Dec 14 @ 2:00PM - 05:00PM
3rd Annual Holiday Kids Bash & Toy Drive
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
Classifieds

 
     
Bruno da Moura
Jornal Liberal e companhia: Mesti mudaPrintE-mail
Saturday, 23 April 2011

bruno-da-moura.jpg

Ser jornalista obriga-nos a ter uma grande responsabilidade… Obriga-nos não porque eu ainda não sou um e as vezes penso em desistir por causa de alguns idiotas de nome jornalista.

Os que vou referir não sei o nome mas sei que trabalham no Jornal Liberal e antes/durante/depois das eleições legislativas (Fevereiro 2011) escreveram algo que EU considero que nunca um jornalista deve fazer.

Quando temos equipas de futebol, partidos políticos, entidades ou mesmo pessoas envolvidas NUNCA devemos tomar partido para um dos lados, o que um jornalista deve fazer é PROCURAR A VERDADE e divulga-la com ética e muito mais. Não é isso que fizeram alguns jornalistas do jornal Liberal que prefiro preservar a identidade dos profissionais em questão além do que muitas vezes eles próprios preferem não identificar-se.

PAICV VANDALIZA OUTDOORS DO MpD

"Seguindo o exemplo do seu líder que, à falta de ideias e de programa, só tem insultos e vazio, militantes da estrela negra (aquela que não tem luz) estão a vandalizar os outdoors da campanha eleitoral de Carlos Veiga. Enfim, a tentação totalitária e fascizante está-lhes na massa do sangue"

"Praia, 24 Janeiro – É o desespero do PAICV a deitar as garras de fora: perante a avassaladora onda verde que percorre Cabo Verde, os acólitos de José Maria Neves enveredam pelo seu habitual comportamento anti-democrático: seguindo o exemplo do seu líder que, à falta de ideias e de programa, só tem insultos e vazio, militantes da estrela negra (aquela que não tem luz) estão a vandalizar os outdoors da campanha eleitoral de Carlos Veiga. Enfim, a tentação totalitária e fascizante está-lhes na massa do sangue."

"Aconteceu ontem na cidade da Praia: em Vila Nova, em Lém Ferreira e junto à Ceris – outdoors vandalizados. É o “mais” de José Maria Neves: assim se vê o PAICV. Tinham dúvidas?"

Um jornal que diz ser “O Líder da informação em Cabo Verde – 1 milhão e 800 mil páginas vistas por mês” nunca pode tomar partido para um partido político e foi exactamente o que fez o liberal sobre os comícios do MPD e PAICV:

“Apesar dos esforços desesperados do partido no poder que não hesitou em carregar pessoas de táxis e depois de terem adiado o início por quórum insuficiente”

Afinal quem decide quem é o próximo primeiro-ministro é o povo ou o jornal?

“Já não é só o líder da oposição que se revela ao povo – é o próximo primeiro-ministro de Cabo Verde que electriza a mole humana com a sua mensagem e a sua presença.”
“que prenunciam uma campanha alegre e em crescendo, numa marcha irreversível para a vitória”

O que vocês acham que eu devo fazer? Ir ao Jornal e pedir desculpas pelo meu atrevimento? Deixar de ser jornalista?

Segundo o Código Deontológico do Jornalista (aprovado em 4 de Maio de 1993):

1.    O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.

Quem sou eu? Um estudante de Ciências da Comunicação que quer ser jornalista e quer estar preparado para quando chegar a Cabo Verde. Não um militante de um partido. Todos têm o seu partido e claro eu também tenho mais na hora da verdade: “O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade.”

MPD: “O Liberal é do MPD tal como o Asemana é do PAICV”

PAICV: sem resposta

Jornalista: "Devemos perguntar também onde esteve a Comissão Nacional de Eleições que não viu isso acontecer em todos e que a dada altura depois de ter passado algumas multas bastante simbolicas pareceu baixar os braços e deixar que fizéssemos o que nos desse na telha? De realçar que o Expresso das Ilhas foi o único que não foi multado pela CNE porque esteve sempre atento à imparcialidade."

OBS: É claro que não vou revelar os "representantes" dos partidos e a identidade dos jornalistas entrevistados

Curiosidade: Também há que referir aqui uma questão de incompatibilidade, o dono ou gestor do jornal em questão foi ou é assessor do Carlos Veiga. Isso é contra o código deontológico mas, em defesa do Liberal devo acrescentar que isso acontece um pouco pelos vários órgãos e não só com eles.



Share/Save/Bookmark
 
Bruno da Moura

Bruno da Moura

COLABORADOR

BIO

Bruno da Moura é estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa. Actualmente é dono do blogue DTudo1Pouco e apresentador do programa radiofónico Momento Crioulo da radio universitária Rádio F.F.

Atenção: As opiniões expressas pelos colunistas não representam a posição da FORCV. Elas apenas traduzem o ponto de vista dos mesmos. A FORCV publica artigos de opiniões de diferentes colunistas com o intuíto de apresentar diversos pontos de vistas aos nossos leitores. Por isso, convidamos pessoas interessadas a enviar artigos de opiniões para editor@forcv.com.

Latest ArticlesMost Read Articles

Comments  

 
+3 #22 Pedro V 2011-04-26 14:56
Devemos respeitar as opiniões das pessoas, é assim em democracia! O Bruno como estudante de comunicação social constactou que o jornal Liberal é próximo ao MpD e é livre para emitir a sua opinião sobre a parcialidade dos seus jornalistas. Mas, o Bruno ao escolher o Liberal para criticar alguns jornalistas, mostra que também ele não vai ser um bom jornalista quando terminar os seus estudos porque se há jornalistas parciais em C.V. e a favor do PAICV, eles estão quase todos na comunicação social do estado o que é mais grave porque são pagos com os nossos impostos. Aí sim, o jovem estudante Bruno teria o apoio de todos nós. O Bruno ao escolher um órgão privado como é o Liberal para este artigo de opinião, mostrou também que vai ser um jornalista parcial e não será difícil adivinhar a sua côr política. Porque será que escolheu o Liberal e não A Semana? Não sei que são os donos do Liberal mas A Semana é propriedade de JMN e PP & companhia portanto declaradamente do PAICV. E esta, Hein!!!!
 
 
0 #21 The Meister 2011-04-25 17:51
O edgar é tao pequeno que nem sabe mentir! Com que entao a frase estava escrita em crioulo. Que crioulo, Alupek?!

Fica sabendo que eu sabia que tu virias com essa desculpa esfarrapada.

E agora o Juízo que tu escreveste com J maiúscula no meu de uma frase é o quê?

Oh burro começaste a frase com: Toma... o que quer dizer que a proxima palavra tinha que ser em letra minúscula.

Logo tinha que ser: Toma juízo, com jota minúscula, percebes analfabeto?!!!

Ah! se CVerde tivesses tantos "burros" como eu!

O que é que nao gostaste no meu nome? Diz la analfabeto!

O meu nick é uma mistura do artigo definido "the" em inglês e o substantivo "Meister" em alemao, percebes mentecapto.

E porquê? Porque eu domino essas duas outras linguas.

Nao achas que para um burro é muita coisa?!!!

Ja viste burros a falar de artigos de opiniao, de jornalismo, de ética e deontologia, etc etc?!!!!
 
 
+1 #20 Caboverdiano 2011-04-25 11:48
Gostaria de ouvir a opiniao do sr. Bruno sobre o posicionamento do jornal a semana.
 
 
+4 #19 Boca di Povu 2011-04-25 10:41
Meu caro o Liberal declarou publicamente que não é isento e que tudo fazer para deitar o PAICV abaixo. Portanto não é novidade. Assumiu-se. Agora, passada a campanha, pergunto se sofreram a metamorfose de se tornar isento e libertar-se desse compromisso assumido publicamente e com provas cabais desse tipo de protagonismo eleitoral marcadamente parcial? Deixou de ser um Jornal-comentarista para um jornal-jornal de notícias?Só acredita quem quiser e bate palmas.
 
 
-1 #18 edgar 2011-04-25 09:02
Estás a ver como és mesmo analfabeto? Nem sequer notaste que a ultima frase foi escrito em crioulo! Toma Juízo e volta ao banco da primária! Já tenta verificar como esta escrito o teu nome! Primeiro faz a limpeza em ti e depois tenta fazer nos outros.
 
 
+3 #17 the meister 2011-04-25 07:44
Diz-me Bonnie, que ela é mulher e nao macho! Como poderia eu saber, rapariga?! Eu pensei que fosse um homem que estava a escrever.

Ok, agora sei que tu és uma mulher, o que nao quer dizer que perdeste a tua condiçao de burrice. Tu, nao és apenas burra, como és inculta!

Tu nao sabes conjugar nem verbos e nem coisa nenhuma. Vê la se aprendes a fazer uma frase correcta e com ideias la dentro.

Tu dizes que o BRUNO está a terminar o curso?

Caramba! entao é mais grave, muito grave mesmo!

Volto a assumir tudo o que escrevi sobretudo na vertente técnica. Ainda nao conseguiram desmentir-me!

Nem tu Bonnie, nem Edgar, que nem sabe escrever o proprio nome, que ele escreve com letra minúsculas.

Sim, edgar, tu és analfabeto e voltas a confundir coisas importantes como juiz e juízo.

Decididamente nao tens juízo! Juiz, é outra coisa, é um magistrado de um Tribunal por exemplo!

Mas vocês andam mesmo na Universidade?!!!

Bem, quanto ao Bruno, se é verdade que ele é finalista de curso, eu aconselharia o rapaz a recomeçar outra formaçao porque de jornalismo ele nao percebe grande coisa!

Jornalismo nao é só saber escrever uma linhas. E' saber o que é um artigo, o que é uma noticia, o que é um comnetário, o que é um editorial, o que é uma análise politica, económica, social, cultural etc etc.

E' saber o que sao factos e o que sao opinioes, como ele diz no seu artigo, mas sem saber o que sao na realidade. Os artigos do Liberal que ele critica, sao precisamente artigos de Opiniao, e nao noticias factuais.

O jornalista pode e deve ter Opinioes. Um jornalista nao vive no planeta Marte, mas sim aqui na terra. Logo ele pode emitir opinioes se quiser.

E como ja disse os jornais ingleses e alemaes e americanos tomam posiçoes politicas e dizem aos seus leitores para escolherem tal ou tal partido ou candidato a eleiçoes presidenciais.

Como é que um finalista do Jornalismo nao sabe essas coisas basilares.

Eu chumbaria esse finalista! Sim, chumbaria o rapaz! Percebem o que estou a dizer?!!!!
 
 
+3 #16 Liberal 2011-04-25 07:22
Bruno execelente! Não ligues aos insultos, não. Sabes quantos mais insultos é porque puseste o dedo na ferida e doei-lhes. Continua meu jovem!!! Estamos juntos!
 
 
+3 #15 pebedjo 2011-04-24 22:07
Ami un dexa de le Jornal Liberal pamode e ka tem noticia na el e so porkaria.
E nen un ka recomenda a ninguem pa visita ses site e pura porkaria.
 
 
+3 #14 edgar 2011-04-24 19:51
BOAAAAAAAAAAAAA AAAAAAAA
 
 
+3 #13 Bonnie 2011-04-24 19:38
1) Sou tão burra quanto tu que nem sabes que Bonnie é feminino.

2) Antes de me ensinares a conjugar qualquer verbo primeiro aprende a ter educação que é fundamental!

3) O Bruno é finalista do curso!

4) Para pessoas como tu nem vale a pena dar letragem! Não vales esse esforço!
 
   

Advertise - About Us - Site Map - RSS

© 2005-2014 forcv.com - All rights reserved, USA.