About Us

The Leading Cape Verdean News Site | O Líder da Informação na Diáspora
Advertise With Us

Tuesday, 23 September 2014
OPINIONS - A mão (in)visível do poder e a nova relação de forças dentro do PAICV (Parte I)

Follow us on

Google Picasa

Upcoming Events
Sat Sep 20
Citizenship Day in Boston: Free Workshop
Sat Sep 20 @12:00PM - 06:30PM
School Supply Drive & Cookout (by Asosiason di Fidjus i Amigus di Santa Cruz)
Sat Oct 11 @ 7:00PM -
CV Association in New Bedford: Anniversary Gala
Banner
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
Classifieds

 
     
A mão (in)visível do poder e a nova relação de forças dentro do PAICV (Parte I)PrintE-mail
Monday, 08 August 2011

pericles_barros.jpg

Aristides Lima quis fazer história no dia 7 de Agosto, mas foi derrotado na primeira volta por ter subestimado o peso da mão (in)visível do poder instituído. O líder contestado foi mais sábio…

Estar na “ZONA DA VITÓRIA, tem um sabor muito especial; hoje abrem-se imensas oportunidades, as quais , bem exploradas poderão conduzir ZONA à meta. Este e a sua equipe, devem ter os pés bem assentes no chão, fazer leituras frias e realísticas de molde a que, as novas estratégias de combate no plano politico e operacional, assim como o tom, a substancia e objecto do discurso para a segunda volta, sejam os mais eficazes possíveis. De momento, é essencial fazer, em regime de urgência, um exercício de interpretação política sobre o que realmente se passou nesta primeira fase e que conduziu aos resultados actuais .

JORGE CARLOS FONSECA, FOI O GRANDE VENCEDOR DESTA ETAPA E TEM TODAS AS CONDIÇÕES PARA GANHAR NA SEGUNDA VOLTA

O “ meu Candidato” conseguiu passar a sua mensagem. Sempre acreditei nesta possibilidade. O desejo amiúde do cidadão anónimo de ver na Presidência da Republica uma figura politica com atributos que excedam os mínimos exigíveis para o cargo, começa a tomar forma e está em vias de dar os seus frutos; JFC reúne em grande medida estes atributos , a saber, a posse de princípios e valores suprapartidários, a adopção da Constituição da República como o seu “caderno de encargos” , a estabilidade politica , social, institucional e económica como objectivos maiores do compromisso presidencial, o respeito pelas diferenças, defesa intransigente dos valores da democracia e da pessoa humana , profunda consciência e conhecimento das competências e atribuições do PR, etc . Seguramente que há outros factores que afectaram positiva ou negativamente o score dos candidatos concorrentes e que serão analisados proximamente.

O candidato do partido no poder passou à segunda volta; JMN não está a dormir à sombra da MÃO ( in) VISÍVEL do poder instituído. E está longe de o fazer. Esta arma foi utilizada com mestria e funcionou na perfeição no último momento da campanha. Quem subestimou o peso de quem controla a máquina do estado, seus acessórios, peças sobressalentes, combustíveis e lubrificantes, cometeu erro fatal. As baixas são conhecidas, mas serão objecto de reflexões futuras. De momento, o que importa é o seguinte: O candidato do poder passou o primeiro teste, está a uma distância considerável da vitória final , mas ainda há um nível muito elevado de risco, que se distribui por duas frentes: uma interna, que entrará em aparente hibernação nas próximas três semanas, e uma outra, a externa, que será , o confronto com JCF, MPD e os potenciais reforços que certamente irão juntar-se à legião da “ZONA da VITÓRIA “ ; JMN está consciente deste risco ; porém, temos de admitir, sem rebuços, que o líder do PAICV amealhou no fim desta batalha , activos políticos consideráveis . Estes activos ainda não garantem, por si só , nem a vitória no fim desta “ guerra”, nem a capitulação dos adversários; A tendência dentro PAICV que ousou desafiar a autoridade e legitimidade politicas do lider supremo perdeu, mas não está neutralizada. O líder provou ter sapiência o quanto baste, recursos e venceu os seus os adversários. O futuro desta tendência vai ser gerida com muita acuidade não só por parte dos seus integrantes, mas sobretudo, por parte do líder José Maria Neves; Este fára o apelo da praxe , ao sentido de dever e solidariedade partidários , aos seus “ inimigos, fidagais”, mas, ainda militantes amarelos de gema”. Tudo isto, com um único argumento: Nunca, beneficiar os interesses da oposição.

ZEMA poderá receber um conveniente e valioso silêncio da parte dos aliados de Al ; este silencio será interpretado de forma diversa por cada um dos estratos, da diversificada base eleitoral de Aristides Lima, e por consequência, os impactes serão substantivamente diferentes: referimo-nos aos mais relevantes a saber: Os verdadeiros militantes do PAICV , que não votarão (jamais … ) num candidato suportado pelo MPD. Os militantes do MPD que escolheram votar Aristides Lima e que dificilmente votariam no candidato de JMN. Os jovens rebeldes e desencantados com o sistema que adoptaram A. Lima, pela sua audácia e coragem em desafiar a ditadura de JMN, quando deu grito de liberdade. Esta constatação, a ser verdade, irá complicar a contabilidade eleitoral e terá de ser inteligentemente ponderada pelas candidaturas qualificadas para a segunda volta.

Aristides Lima quis fazer história no dia 7 de Agosto, mas foi derrotado na primeira volta por ter subestimado o peso Mão (IN) INVISÍVEL do PODER INSTITUÍDO. O líder contestado foi mais sábio…

A continua

 



Share/Save/Bookmark
 
Latest ArticlesMost Read Articles

Comments  

 
0 #9 Jose Carlos Dos Reis 2011-08-13 19:13
Por favor meus caros cidadoes desta terra querida!Os cabo-verdianos atentos devem estar atentos ate as orelhas mas CUIDEM-SE,porque desta vez vai sair CAPOEIRAS,se nao cuidem.Eu posso garrantir voz que toda aquela malha de dinheiros para compra de votos esta-se concentrado nas posses dos" ferrenhos" e nao nas posses dos MINISTROS.Desta vez por favor meus caros CIDADOES,nao preoucupem com 'gentes grandes',porque a compra dos votos encontram-se concentradinhos na posse dos ''ZENIMGUEM!Acred item se quizerem!Sou Ze Carlos Dos Reis,e nao residente em C.V por alguns anos.MAS MEU POVO BEM-O CONHECO!Desta vez por favos desconfeiem de tudo e qualquer doente mesmo que estiver enternado no hospital.DESTA VEZ O MAIOR NEGOCIO SERA FEITO nas CADEIAS,nos Hospitais,nos Centros COMUNITARIOS,po r favor rezemos p'ra nao morrer nimguem porque no CEMITERIO,TAMBE M SE FAZ UM BOM MERCADO NEGRO'NEGOCIO' na POLICIA, nas FORCAS ARMADAS,e enfim ...Nao brinquem se por acaso quezermos ter um bom PRESIDENTE.!!Acreditem em MIM.O maior negocio vai ser desta...Desta vez nos vamos ver muitas vezitas nos hospitais,nos Quarteis,nas policias NO stabelecimento PRISIONAL etc.Mas tambem nas IGREJAS,CERTEZA ABSOLUTA VAI HAVER big CAMBALAXO,mas paciencia "a culpa nao vai ser de "NHU PADRE ou PASTOR''.Vamos precisar de requisitar os policiais de todas as categorias em todas as igrejas ,hospitais internatos ,centros comunitarios,es tadio de futebol,e enfim todos os sitios que aglumeram numerosos quantidades populacionais.Nao preoucupem com qualquer amigo que dizem esta sentindo ''dor di barriga''porque e MAFIA!.CUIDEM-SE,CUIDEM-SE,CUIDEM-SE POR FAVOR PARA O BEM DE CABO-VERDE!Ze Carlos,.
 
 
+1 #8 Ramos Pinto 2011-08-11 15:31
grande artigo, excelente análise de Pericles Barros, um homem que nos tem habituado a um altíssimo nível intelectual. parabéns por mais um artigo de altíssima qualidade!
 
 
-1 #7 José Bouquinhas 2011-08-11 12:22
O Satanàs da politica caboverdiana continua à solta! O Principe das Trevas da politica cabovderdiana continua com as suas diabruras!

E porquê? Porque falharam todos os discuros e estratégias dos politicos mais ou menos honestos e competentes de Cabo Verde;

Mas também porque os politologos, os sociologos e analistas politicos falharam. Nenhum deles esteve à altura para fazerem a adequada leitura do discurso politico do Diabo da poliitica crioula.

Quem é esse Satanàs? Toda a gente minimamente informada sabe quem se fala.

Aquele que declara para todos ouvirem que "ninguém ganha eleiçoes em Cabo verde contra ele". Aquele que declarou "farei TUDO ao meu alcance para fazer eleger o meu candidato". Aquele que declara ainda "a democracia tem uma dose de SUBVDERSAO".

Onde estao os politiologos e sociolgos para lerem como deve ser este discurso? Onde estao eles? Exceptuando José Bouquinhas, nao vi nem li ninguém. Ja os li todos; ja ouvi todos na radio e televisao. Nao existem.

Entao convoque-se ja um homem da teologia cristâ, para analisar o discurso do Diabo, porque os que dizem acompanhar a politica nao servem.

Sim, é preciso conhecimentos da Demonologia para interpretar bem o discurso do Satanàs da politica crioula.

José Bouquinhas ja o interpretou, tem-no interpretada ha varios anos, mas ninguém amante da liberdade e da democracia em Cabo vderde, deu-lhe a devida atençao.

Vamos pois entao buscar os padres e reverendos, vamos buscar literatos que tenham lido Dante, John Milton, Daniel Defoe, a Biblia, sim a Biblia e o discurso do PRINCIPE DO MAL;

So quem tem acesso a estas leituras como José Bouquinhas saberao do que falo.

So eles podem dar cabo desse anjo demoniaco da politica crioula.

Toda a equipa de Veiga e do MPD falharam no passado e agora ao lado de Zona; toda a equipa de honra e de candidtura de Zona falhou também.

Mas como se nessa equipa ha Zona, grande especialita da CRIMINOLOGIA, da PENOLOGIA, quer dizer da violência, do crime, da mentira e da verdade? E o Faustino outro especilista dessas coisas tendo em conta que é Psiquiatra? E esse prémio Camoes, literato que disse que leu todos os classicos? Ele nao leu Milton, nao leu a Biblia?

Bem, uma vez mais vos dou a receita. Nao me venham com pomadinhas como essas que acabo de ler até o dia de hoje, 11 de Agosto. Essas receitas nao servem.

Ha que mudar de estratégia se se quer gter de facto liberdade e democracia em Cabo Verde.

Esta é a razao pela qual o MPD Zona e Aristides nao têm ganhado contra o Principe do MAL, por nao adoptarem a minha receita, a unica que pode dar cabo desse Mentiroso.

Ele é um mentiroso porque mente desde o começo como rerza a Bibilia. So um discurso identico, so uma estratégia do mal pode dar cabo do MAL.

Ha que atacar forte e feio o Principe do Mal, que disse e bem na sua optica que durante as campanhas "ha excessos". O que sao excessos? E' cometer também o mal contra o mal. Um mal maior, para dar cabo do TUDO desse principe das Trevas.

O que é TUDO de um PRimeiro ministro? E' precisamente o que ele disse: TUDO, quer dizer, o MAL, a CORRUPCAO, o CRIME, o NEPOTISMO..

Perceberam ou querem agora os classicos das artes da DEMONOLOGIA?!!! Querem imagens de SANGUE VERMELHO?!....

PS escrito como sempre duma penada: zàaaaaasss!!!!
 
 
-1 #6 José Bouquinhas 2011-08-09 17:14
Onde estao os ratos Sidonio, Julio e a filha de Pedro Pires? Tantos ratos e nao conseguiram lêgrar o Fogo? Onde està o poderio de fogo de Pedro Pires? Estao a ver que essa gente nao vale nada, nunca valeram nada? Com que entao um simples Eugénio, menino de mandote de Zé Maria conseguiu dar cabo de tantos ratos assim? Os ratos meteram-se nos buracos ou vao voltar para se vingarem da afronta do capataz Zé Maria? Estou à espera do vanlentao Julio que ainda no final de camapnah no Fogo se gabava de ter demitido do governo por motu proprio e nao demitido pelo capataz da roça governamental. Estou a aguardar pelos meninos de Pires que mandou a propria filha à sua terra natal para pôr Zé Maria de rastos, mas foram levados ao chao por um simples Eugénio dono das terras foguenses por conta de Zé Maria. Mas nao quero acredtiar que esses meninos vao meter o rabo entre as pernas e desaparecer dessa maneira. Quero ver esses ratos em acçao, fazendo como o Ratao Filu que teve a coragem de se demitirn, mesmo sabendo que mais nao foi do que uma tactica. Quero ver esses foguenses aqui na praça para dizerem da sua justiaça. Vamos ficqar apenas pelas ameaças de fraude anunciadas por Aristides e pelas demissoes de Filu e do director de campanha de Aristides? So dois ratos? E os ingtriuistas? E os traidores? E os assassinos onde estao? E' so garganta que essa gente tem? Nao ha homens de barba rija nesta terra de Aristides? Têm assim tanto medo desse anao der Santa Catarina? Como é que alunos brilhantes e estudantes universitarios que concluem o curso com Muito Bom como Aristiddes e Zona sao levados na curva por um Zé Ninguém que tirou o curso com 11 valores? Que interessa ser brilhante na escola e uma nulidade na politica? Que interesse tem essa gente estar sempre em bicos de pés dizendo que sao brilhantes se sao humilhados por anao cultural? Ha anos que vos chamo à atençao para a nulidade intelectual que Zé Maria é; ja nao ha lugar para mais chorinhos como esse outro brilhante Casimiro que so sabe fazezr prosa bonita mas depois é incapaz de ganhar uma eleiçoes numa aldeia do Fogo. Quero resultados! Exijo sangue! Quero ver mais demissoes entre os ratos, intriguistas e traidores. Temos que decapitar o Partido de Cabral. Ja nao ha mais saco para aturar ratos cobardolas!!!!
 
 
-1 #5 José Bouquinhas 2011-08-09 14:05
Pelos vistos Zona ainda nao entendeu patavina. E' que nao sao dois rostos, mas sim três rostos e ele esqueceu-se do rosto mais importante que é o de Zé Maria. Isto é uma guerra minha gente. Ou Zona entende duma vez por todas ou entao vamos continuar com esse aprendiz de tirano que é Zé MAria. A estratégia nao sao balelas de que o meu partido é Cabo Verde, como se Zona nao soubesse que ele foi eleito graças ao MPD. Poesia nao serve mas sim guerra com balas verdadeiras, que sao palavras de ofensa ao Zé Maria. E' a unica linguagem que Zé Maria percebe. A prova é que mal o gajo é beliscado ele adopta a atitude de vitima e começa a chorar, para enganar o povo, para o povo estar com ele. Mas o povo gosta de sangue. Ha que dar sangue ao povo. Ha que atacar forte e feio ao Zezinho. Esse homem nao tem um comportamento de gente civilizada, logo ele tem de ser atacado como o que é na verdade. Zona e o MPD têm de perceber uma unica coisa: estao a perder desde 2001 e porque Veiga e Zona nao fizeram o trabalho que tinham que fazer e com luz verde do povo: que era de matar o PAICV, aniquilar os seus dirigentes, pô-los no tribunal pelos 15 anos de ditadura. Estamos perante gente sem do nem piedade, portanto a estartégia tem de ser essa também do lado daqueles que querem que esta terra viva de facto em liberdade e democracia livre e aberta.Zona nao tem nada a perder se atacar Zé Maria, porque ele està mais perto de perdder do que ganhar. Se nao atacar perde em todo os tabuleiros possiveis e imaginarios, se atacar pode perder, mas pode também ganhar.Atacar Zé Maria é ir buscar Aristides, é iobruigar Aristides a assumir as suas responsabilidad es se é que ele quer ser respeitado de facto nesta gterra. O Aristides sabe também que ja nao tem nada a perder, pois com Zé Maria ele nunca mais ganharà o que quer que seja. Portanto se dele é homem, se quer de facto contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade aberta e tolerante, tem de apelar o povo a votar em Zona.Basta de corruptos que transformaram este povo num adepto da droga vendendo a sua consciência por miseros tostoes que so dao para comprar pratos de feijao congo!
 
 
-1 #4 José Bouquinhas 2011-08-09 11:23
E mais;

Neves ja ganhou! Como é evidente ele ficqarà contente se Inocêncio ganhar a segunda volta.

Mas na realidade ele ja é um homem realizado, pois conseguiu que Aristides ficasse eliminado na primeria volta.Era o que ele queria: que Aristides ficasse eliminado logo na primeira volta...

Se Inocêncio perder, ele fica triste mas sempre poderà dizer "consegui que Aristides nao passasse à segunda voltra; conseguiu que ele nao fosse presidente, logo estou contente".
 
 
0 #3 Feliciano Moniz 2011-08-09 10:55
O Sr. José Bouquinhas, um panuleiro conhecido, devia mnanter-se calado, pois quando abre a boca só saem asneiras.
 
 
0 #2 José Bouquinhas 2011-08-09 10:47
E' esperteza saloia fazer analises a posteriori. Agora que a festa acabou ja se pode dizer que essa dança ali eu "sabia dança-la."

Calma, senhor Péricldes; nao porque tem nome famoso que saberà fazer analises politicas. Porque é que nao fez essa leitura antes da primeira volta?

Nao, Aristides nao perdeu, e nao é verdade que Zé Maria seja "sabio".

Temos que ter mluito cuidado na utilizaçao das palavras. Sabio é outro coisa. O que Zé Maria é é sabido, com o sentido crioulo que os santantoneses dao à palavra. Alias ele que foi parido por uma santantonense la saberà porque é que que é sabido.

Por outras palavras ainda, ele é aldrabao, patife e troca tintas que joga com cartas marcadas, fazendo aldrabies nomedamente na compra de votos.

Ele é um criminiosos, porque comete crime eleitoral.

Sao coisasz diferentes portante.

Quanto a Aristides ele nao perdeu mas viu a sua primeira volta roubada pelos ladroes e criminosos Inocêncio e Neves que andaram a comprar votos e consciências.

Infelimznte Aristides é do PAICV é quase igual a Zé Maria, razao pela qual nao tem a coragem de fazer imeditamente dissidência e condenar as patifarias do seu partido.

Esta é a razao pela qual eu sempre antes dos resultados quer dizer sempre defendi uma segunda volta entre Inocênciuo e Aristides. Porquê? Porque so um filho dentro de casa pode matar o pai. O PAICV so pode ser decapitado do inteiror.

E Zé Maria sabe diussio razao pela qual atacou forte e feio ARISTIDES e agora ganbnado a primeria mao estende a mao da Uniao.

E' si aqyu que Péricldes teml razao: o PAICV nunca permitirà que alguem do MPD saia a ganhar.

E' por isso que Zona pode ainda perder o que seria uma ctastrofe para Cabo Vere.

Zona alias nao ganhou coisa nenhuma. Foi o MPD que o ajudou e meslo o MPD nao ganhou tambem, pois com o PAICV dividido o candidato do MPD tinha que ganhar logo na primeira volta.

Esse candidato era e é Veiga. So o Veiga poderia ganhar essas eleiçoes. O Zoina PODE por bruxqaria mas nao é um dado garantido. O demonio do Zé Maria pode ainda ganhar.

Conclusao: se o bruxo do Péricles e o MPD ainda qurem ganhar têm de namorar Aristides através do Jacinto.

So Aristides pode ajudar o MPD ganhar estas presidenciais.

So Aristides pode resgatar este povo. Ele teria de denunciar as fraudes e declarar abertamente que Zé Maria e Inocênciuo vêm cometendo crimes eleiotrais e provocqar assim o povo./
Neste aspecto ao demitir-se do govenro Filu, o ladro, teve mais personalidade do que o ainda cobarde Aristides.

Aristides, tem de ter a coragem de entrar na historia fazendo dissência ja e denunciando todas as patifarias do PAICV de Zé Maria.

Caso contrario é mais um comunista cobarte que nao conseguiu fazer o seu aggiornamento!
 
 
+1 #1 Ariana Tavares 2011-08-09 07:44
Caro amigo Péricles
Não será desta vez que o Zona estará na Presidencia da República. O facto de ter passado à segunda volta significva que está na zona do Palácio do Platô. Mas, este povo sábio e competente não vai permitir que o MpD e Carlos Veiga cheguem à Presidencia da República via Zona.
Zona na Presidencia = Carlos Veiga na Presidencia = Instabilidade na governação.
 
   

Advertise - About Us - Site Map - RSS

© 2005-2014 forcv.com - All rights reserved, USA.