Deputado Montrond apela pela reforma das Alfândegas

Deputado Montrond apela pela reforma das Alfândegas

by -

PRAIA, Cabo Verde — O deputado pelo Círculo Eleitoral das Américas, Alberto Montrond, apelou ao governo e parlamento para reformar as Alfândegas no sentido de facilitar e promover o investimento do imigrante.

Segue embaixo a intervenção do deputado Montrond.

“Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia Nacional
Excelentíssimos Sr. Ministro
Caros Colegas Deputados (as) da Nação
Caros Cabo-Verdianos e Cabo-verdianas no Pais e na Diáspora,

Os Imigrantes têm grande vontade de investir em Cabo Verde mas as suas iniciativas e projectos, principalmente no passado recente, foram simplesmente engavetadas. A maior parte por falta de boa vontade e “Lack of follow up in a timely manner”. Este foi a maior critica e queixa que ouvimos durante os últimos tempos no nosso percurso na Diáspora e no Pais.

A reforma das Alfandegas e um imperativo para todos os Cabo-Verdianos seja na diáspora ou no Pais. Mais de que nunca, precisamos uma maior atenção para nossa imigração, na Diáspora, que querem investir no Pais, Eles são Assets e não Liability! E preciso a eliminação da cobrança de troca de papel, caso muito desejado para todos os cidadãos.
Há uma grande vontade para a criação de micro e pequenas empresas por parte dos imigrantes, muitos regressariam a sua pátria com melhores serviços e condições.

Sr. Presidente,

O sucesso do nosso Pais começa essencialmente com a vontade do nosso Governo de ” fazer e não cansar de fazer” e aqui mesmo nesta casa Parlamentar, com a nossa boa vontade de trabalhar conjuntamente em todas as matérias para o bem da Nação. Vamos sim, trabalhar para ter um Pais altamente qualificado em todos os sectores da sociedade civil, construir um Cabo Verde de “Alto Standing”, de boa reputação no mundo, um Pais com Segurança Jurídica, Financeira, Económica e Social procurada no mundo pela nossa qualidade de forma transparente.

É a nossa responsabilidade e dever, de servir e cumprir essa missão, trabalhando junto para que termos mãos de obras qualificadas, capaz de inovar, criar e produzir um desenvolvimento sustentável, atrair cada vez mais, investimentos dos Emigrantes e investimento directos externos. Podemos sim, ser o “Gateway to AFRICA”, o coração do mundo onde as veias do comercio global passam por Cabo Verde.

Sr. Presidente
Srs. Membros do Governo
Caros Deputados e Deputadas,

Acredito que a proposta do Estatuto do Investidor Emigrante e que contempla a Lei de “Direito de Regresso” e que trata se da questão de Nacionalidade para os descendentes Cabo Verdianos e que beneficie directamente a nossa comunidade imigrada em todos os cantos do mundo para que os Emigrantes venham a ser valorizados cada vez mais de forma positiva integrado se no desenvolvimento do Pais.

É nesse quadro que fazemos a proposta para a criação da Lei “Direito de Regresso”, e o Estatuto de Investidor Emigrante incorporando todos os aspectos pertinentes. Tenho a expectativa de que o nosso Governo, junto do nosso parlamento, criará melhores condições para todos os Cabo-Verdianos que pretendem investir, seja os que estão no Pais ou na Diáspora com máxima transparência, abertura na igualdade para todos.

Sr. Presidente,
Caros Colegas deputadas e Deputados
Obrigado pela vossa atenção e apreciação!”

Conversations

comments

NO COMMENTS

Leave a Reply